Não sei se isso acontece com vocês, mas como é difícil falar sobre sentimentos. Assisti por estes dias, um filme que me inspirou a escrever sobre este tema...
A filha discutia com o pai, dizendo estar apaixonada por um rapaz que ela conhecera há puco tempo.. Ele, por sua vez, jovem viúvo, com 3 filhas para cuidar, afirmava que a filha estava enganada... Ironias do Destino, ou não, sabe-se lá, era uma história, mas que por vezes se repete na vida real, vem ele a conhecer uma jovem na biblioteca da cidade, quando ela lhe pede indicações de livros...Ele como bom jornalista discute temas, autores famosos, best sellers e fica impressionado com a moça... Naqueles dias haveria uma reunião da família na casa dos pais, onde todos os filhos, suas esposas e seus respectivos filhos, namoradas , estariam todos juntos comemorando o aniversário de casamento deles... Entra em cena novamente o tal do "Destino" e não é que eles vem a se encontrar e ele descobre que a moça era namorada de seu irmão e que ele a pediria em casamento naquele final de semana.
Se você não assistiu a este filme, a esta altura do campeonato, você já deve estar querendo saber como é que esta história vai acabar....
Pois é, embora eles tenham tentado disfarçar, não teve jeito...em meio à trama do filme, se não me falha a memória " Enganos do Coração" , ele acaba tendo que ceder aos argumentos da filha, porque ele também se apaixona por uma garota que ele mal acabara de conhecer...
Final feliz em meio ao enredo que vale muito riso e ansiedade, o irmão vem a namorar a moça que a família queria arrumar para ele, a filha começa a namorar aquele rapaz e ele se casa com a ex pretendente do irmão...
Coisas de filme ou não , o lema que o personagem desenvolve é:
" AMOR NÃO É SENTIMENTO, É ATITUDE!"
Segundo a narrativa bíblica de 1 Corintios 13, há um Hino ao Amor e minha indagação foi: como conciliar as coisas?
Por quê Amor é Atitude?
1) Poque independe de emoções
Já imaginou se deixassemos de amar só porque hoje estou de mal humor ou levantei com o pé esquerdo?
Já imaginou se deixassemos de amar cada vez que olhassemos para os defeitos um do outro?
Já imaginou se deixassemos de amar cada vez que falhamos um com o outro?
O comentarista bíblico que estou lendo faz a seguinte colocação quanto à Essência do Amor quando define-o à luz de 14 atitudes baseadas em 1 Co 13: 4-7:
" O amor é paciente quando temos paciência com pessoas imperfeitas. É benigno quando tem a atitude de fazer o bem. Não arde em ciúmes porque não age de forma possessiva nem competitiva, porque quer que o outro cresça, se desenvolva tanto no relacionamento quanto na vida..
O amor não se ufana, porque tem a qualidade de ser auto discreto, sem ostentação. Não se ensoberbece , porque é simples e não trata com arrogância. Não se conduz inconvenientemente, porque tem boas maneiras , age com cortesia, não é grosseiro em ações e palavras.
O amor não busca seus interesses, porque é altruista, se doa, não é egoista em buscar suprir seus próprios direitos e precedência sobre o outro.
Não se exaspera, isto é, não é rude, hostil, melindroso, mas age amavelmente mesmo sob pressão.
O amor não se ressente do mal, porque não soma erros cometidos contra , mas vira a página, apaga ressentimentos.
O amor não se alegra com a injustiça, não age com satisfação nos defeitos do outro e espalha o relatório ruim... ao contrário alegra-se com a verdade quando põe em ação, mostrar o lado bom..
Tudo sofre é quando defende, suporta; tudo crê é quando dá crédito, chance, oportunidade do outro renascer na história da sua vida.
O amor tudo espera é quando age com reafirmação, não abandona, vê futuro!
O amor tudo suporta quando tem atitude de perseverar, tentar outra vez, caminhar mais uma milha, é ser leal até o fim!
Porquê Amor é Atitude?
2) Porque depende de cultivo
Sem querer cair no clichê, no lugar comum, mas já entrando.." O amor é como planta que precisa ser regada dia a dia, senão murcha, seca e morre!"
Por quê o amor por outro lado, acaba? Quando deixam de existir as posturas mencionadas atrás..
Quem gosta de ser deixado para trás? Quem gosta de ser desvalorizado? Quem gosta de ser agredido com palavras e ações? Quem gosta de ser comparado negativamente com outro? Quem gosta de sofrer injustiça? Quem gosta de ser abandonado, até mesmo quando o outro está junto? Quem gosta de infidelidade? Quem gosta de ser depreciado? Quem gosta de viver uma mentira ou de aparência? Quem gosta de se sentir só, indefeso? Quem gosta de viver sob acusação? Quem gosta de estar debaixo de palavras insensíveis e sem valor?
Quem? Ninguém!
Como Deus provou seu Amor por nós?
3) Deus demonstrou amor numa ação
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Jo 3:16
" Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." Rm 5:8
" ... porque o amor procede de Deus; ..... porque Deus é amor....Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.." 1 Jo 4: 7, 8, 19
" Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade." 1 Jo 3:18
Pra.Eni A.S.Cruz Devidé
Nenhum comentário:
Postar um comentário