PROPÓSITO

Bem Vindos: convidamos a nos acompanharem todos aqueles que de coração querem à cada dia melhorar seu casamento, num relacionamento edificado em Deus, cujo projeto de Amor, estende-se individualmente a seus membros, como também no seu todo para êxito nos laços familiares! Estaremos compartilhando nosso Curso" Edificando Lares Fortes ".


" O AMOR NÃO FAZ O MUNDO GIRAR. O AMOR É QUE FAZ O GIRO VALER A PENA!" FRANKLIN P.JONES

Banner

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

BENÇÃO OU MALDIÇÃO

" Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição." Ml 4:6
Há muito tem se falado sobre benção e maldição,mas as coisas que aqui falamos que não tem nada a ver com vovô , vovó, mas tem a ver isto sim com a cultura que temos criado dentro de nossas casas.
Davi e sua família e os seus é o exemplo que citamos hoje: como um pai e um filho, que não conseguiram a seu tempo discernir que algo extremamente maligno crescia entre eles. Raízes de morte, amargura, destruição, estavam entre eles. Hoje à luz da Palavra de Deus, maldições podem ser canceladas, gerando abraço, choro, perdão, amor...
Vamos erguer a vitória da Cruz de Cristo em nossa casa, na cozinha, na sala, no quarto, nos relacionamentos internos...
Malaquias 4:6 citado acima, fala que a condição absolutamente importante para cancelar essas maldições na família, é que haja conversão mútua , se não houver esta quebra , não haverá reconciliação.
O texto básico está em 2 Sm 13:1-4: O drama de Absalão, Tamar e Amnom
1.BOAS INTENÇÕES NÃO SÃO SUFICIENTES
Davi era uma pessoa muito ocupada, gente que decide, gente ocupada demais, tinha um reino para cuidar, homem de desafios, pai bem intencionado.Um exemplo disso, os nomes de seus filhos: Adonias ( aquele que pertence a Adonai(Senhor), Salomão ( amado do Senhor), Absalão ( Pai da Paz), Tamar( planta frágil, palmeirinha). Quantos dos nossos sonhos, são nomes da esperança que declaramos!
Boas intenções porém não bastam, é preciso investimento de vida! Davi não soube fazer isso, por quê?
Talvez estivesse ocupado demais, ou estivesse ausente demais, ou porque estivesse fora do convívio. Filhos não querem gerentes, professores, querem pais presentes! No caso de Absalão, não queria um rei, mas um pai..
O relato nos ensina a necessidade de diálogo, companhia, conversa olho no olho, o saber do sentimental dos nossos filhos.
Amnom( filho de Davi) se apaixona pela irmã (Tamar), arma um plano e o executa. A irmã é envergonhada, a corte toda ficou sabendo, o país ficou sabendo , mas Davi não fez nada! Absalão esperou que o pai fizesse algo, mas na ausência, o ódio encheu seu coração e ele trama matar o irmão ( v. 23-25).
2Sm 14:28 - diz que não viu a face de seu pai por 2 anos, depois o reencontro só teve um beijo , nada de conversa, de acerto, de perdão... Daí em diante 2 Sm 15- Absalão sai e começa a dizer: Não há rei na terra, não há justiça na terra- não há critérios na terra... Quantas vezes nossos filhos tem nos seus comentários, nos rodeado, querendo chamar nossa atenção para algum fato... ficam muito tempo no computador, não se juntam às refeições, passam muito tempo na rua com os colegas, se isolam quando estão em casa, não conversam, não há manifestações de carinho...
Davi disse: façam de tudo, tragam Absalão, e poupem sua vida...Mas 2 Sm 18:15 narra que Absalão morreu.. e o rei vem a chorar muito pela sua perda...(v33)
2. O QUE APRENDEMOS COM ESTA HISTÓRIA
Davi transferiu responsabilidades dentro de casa que seriam intransferíveis.. A vida moderna cobra e muito de cada um de nós, porém, cada um naquilo que lhe compete. Transferiu a responsabilidade de apaziguar o coração de seu filho para o sogro...
E quantos de nós tem transferido esta mesma responsabilidade para outros( a empregada, os amigos, o filho mais velho, os avós, a televisão, livros, igreja.... )
Quantas situações tem alavancado outras que vão assumindo dimensões cada vez maiores devido a uma negligência , um relaxo, uma ausência de diálogo, de afetividade, de comprometimento, de reafirmação de identidade enquanto filho homem, filha mulher! Então, vão buscar reafirmação em pessoas estranhas, nas drogas, nos vícios...
3. QUEBRANDO AS MALDIÇÕES
Vamos tratar as desavenças, não vamos  aceitar que o tempo é um santo remédio...Como família precisamos estar juntos, andar juntos, chorar juntos, orar juntos... O tempo passa muito depressa e nem precisamos usar o " controle universal do filme CLICK" . Caso você ainda não tenha assistido, assista, e veja como nossa convivência como família é instrumento poderoso de Benção na vida uns dos outros, para edificação em amor...
Procure hoje mesmo, seus filhos, seu pai, sua  mãe, marido, esposa, tome cuidado com as teias do inimigo, não se deixe enredar nas maldições, mas firme-se no bálsamo da benção de Deus!
Pr. Ismael Salles Devidé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails