PROPÓSITO

Bem Vindos: convidamos a nos acompanharem todos aqueles que de coração querem à cada dia melhorar seu casamento, num relacionamento edificado em Deus, cujo projeto de Amor, estende-se individualmente a seus membros, como também no seu todo para êxito nos laços familiares! Estaremos compartilhando nosso Curso" Edificando Lares Fortes ".


" O AMOR NÃO FAZ O MUNDO GIRAR. O AMOR É QUE FAZ O GIRO VALER A PENA!" FRANKLIN P.JONES

Banner

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

sábado, 19 de março de 2011

PRIMEIRO LUGAR


" ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS DE TAL MANEIRA QUE ALCANCEMOS CORAÇÃO SÁBIO." Sl 90:12


DINÂMICA:  DNA
Pergunte as pessoas que estão à volta ou pense consigo mesmo, que características você identifica de seus parentes em você?
Já deve ter ouvidos comentários tais quais:
_ Parece com o pai, tem o gênio da mãe, tem traços do avô, em certas circunstâncias age igual a avó....
Todos nós carregamos no nosso DNA traços fisicos e comportamentais que muitas vezes nos comparam a outros da nossa família...


1) FAMÍLIA É NOSSO MUNDO SIGNIFICATIVO
Realmente é o primeiro e com certeza o mais importante" mundo significativo" no que tange à formação da personalidade, porque se refere a padrões de conduta, valores, fatores estes que vão determinar modelos de comportamento futuro.
O Sl 127 retrata os filhos como galardão e como tal devemos refletir influência na sua formação visando ajustes e não desajustes psico-sociais. A família deve gerar qualidade de vida visando os futuros relacionamentos( Sl 128). A vida é curta, tudo passa e muda rapidamente, mas a principal influência é a família, depois, igreja, escola, sociedade, midias...


2) FAMÍLIA É LUGAR DE APRENDIZADO
Conta-se que certa feita perguntaram ao filósofo grego Sócrates, quando os pais deveriam começar a educar seus filhos, ao que ele respondeu enfaticamente:
_ " CEM ANOS ANTES DELES NASCEREM!"
A conotação nas entrelinhas é de que a educação começa no lar, com os pais, que são os responsáveis pela formação.
Sl 78:3-4 diz: " O que ouvimos e aprendemos , o que nos contaram nossos pais , não o encobriremos aos filhos , contaremos à vindoura geração....."
Certa vez ouvi uma entrevista do então governador de São Paulo: Geraldo Alckmin, onde ele apresentava estatísticas dos reformatórios, e concluiu:
_ Muitas vezes situações não são resolvidas na família, passa-se para a escola, não se resolve, passa-se para a igreja, não se resolve, passa-se para o governo...


3) FAMÍLIA É LUGAR DE " INTIMAR"
O conceito de "intimar" segundo li em determinado artigo é no sentido de "tornar íntimo", talvez por isso a Bíblia afirme: " Ensina a criança no caminho em que deve andar e até quando for velha não se desviará dele." ( Pv 22:6) 
Há ainda a mesma percepção no texto de Dt 6:6-7 " Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração , e as intimarás a teus filhos..." 
O privilégio da formação é dos pais, os valores, preceitos, ética, moral, conduta, começa em casa e repercute lá fora...É prá pensar, pensar muito...
Mt 12:34" A boca fala do que está cheio o coração."


CONCLUSÃO
Desconheço o autor da frase, mas é válida a afirmação: " NÃO HÁ SUCESSO NO MUNDO QUE COMPENSE O FRACASSO DA FAMÍLIA!"


Pra.Eni A.S.Cruz Devidé








domingo, 13 de março de 2011

FAMÍLIA É PRATO DIFÍCIL DE PREPARAR

" SE O SENHOR NÃO EDIFICAR A CASA, EM VÃO TRABALHAM OS QUE A EDIFICAM.."
( Sl 127:1)



"Família é prato difícil de preparar"

(de "O Arroz de Palma,de Francisco Azevedo)


Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano Novo. Pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de desistir. Preferimos o desconforto do estômago vazio. Vêm a preguiça, a conhecida falta de imaginação sobre o que se vai comer e aquele fastio. Mas a vida, (azeitona verde no palito) sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite. O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares. Súbito, feito milagre, a família está servida. Fulana sai a mais inteligente de todas. Beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade. Sicrano, quem diria? Solou, endureceu, murchou antes do tempo. Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante. Aquele o que surpreendeu e foi morar longe. Ela, a mais apaixonada. A outra, a mais consistente.
E você?  É, você mesmo, que me lê os pensamentos e veio aqui me fazer companhia. Como saiu no álbum de retratos? O mais prático e objetivo? A mais sentimental? A mais prestativa? O que nunca quis nada com o trabalho? Seja quem for, não fique aí reclamando do gênero e do grau comparativo. Reúna essas tantas afinidades e antipatias que fazem parte da sua vida. Não há pressa. Eu espero. Já estão aí? Todas? Ótimo. Agora, ponha o avental, pegue a tábua, a faca mais afiada e tome alguns cuidados. Logo, logo, você também estará cheirando a alho e cebola. Não se envergonhe de chorar. Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza.
Atenção também com os pesos e as medidas. Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto, é um verdadeiro desastre. Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido. Outra coisa: é preciso ter boa mão, ser profissional. Principalmente na hora que se decide meter a colher. Saber meter a colher é verdadeira arte. Uma grande amiga minha desandou a receita de toda a família, só porque meteu a colher na hora errada.
O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem. Tudo ilusão. Não existe Família à Oswaldo Aranha; Família à Rossini, Família à Belle Meuni; Família ao Molho Pardo,  em que o sangue é fundamental para o preparo da iguaria. Família é afinidade, é a  Moda da Casa. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.
Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada, seriam assim um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha.  Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.

Enfim, receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel. Muita coisa se perde na lembrança. Principalmente na cabeça de um velho já meio caduco como eu. O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro. Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete.
Related Posts with Thumbnails